Um dos momentos mais aguardados pelo varejo, o Natal traz boas expectativas de vendas para este ano. É o que aponta o levantamento realizado pela CDL Uberlândia durante o mês de novembro com 150 compradores locais.
Durante essa temporada, o clima festivo e a tradição de
presentear impulsionam a demanda por produtos diversos, tornando o mês de
dezembro crucial para o sucesso de muitos negócios.
De acordo com a entidade empresarial, 96,7% dos consumidores
pretendem presentear na data. O valor médio de gastos varia de até R$ 100
(22,9%); de R$ 100 a R$ 500 (60,2%); de R$ 500 a R$ 1.000 (11%); e acima de R$
1.000 (5,9%).
Sobre as opções mais procuradas, os participantes indicaram
diferentes itens, sendo os principais: roupas e acessórios (79,7%), cosméticos
e perfumaria (42,4%), alimentos e bebidas (25,4%), itens personalizados
(22,9%), produtos de tecnologia (16,1%), livros (16,1%) e cartões-presente
(11,9%). A maioria (67,8%) optou por comprar em lojas físicas, enquanto
32,2% farão seus pedidos online.
Promoções e descontos são os fatores que mais influenciam a compra
A respeito do planejamento das compras, 56,8% dos clientes irão às compras cerca de duas ou três semanas antes da data, 38,1% na semana de véspera e apenas 5,1% com um mês de antecedência. O levantamento também revela que 69,5% dos consumidores costumam pesquisar preços e produtos antes de efetivar a compra.
Questionados sobre os fatores que mais influenciam sua decisão de compra, promoções e descontos foram citados por 52,5%, a qualidade dos produtos por 20,3%, comodidade na localização e horário de atendimento por 16,9%, variedade de opções por 7,6% e recomendações de amigos e familiares por 2,7%.
De acordo com a superintendente da CDL, Lécia Queiroz, o
segredo da lucratividade durante o Natal está na preparação. “O planejamento
estratégico pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma temporada de vendas.
No período de Natal, a demanda por produtos e serviços aumenta
significativamente, assim como a competitividade. Por isso, é crucial que as
empresas se planejem com antecedência, ajustando sua logística, estoque e
estratégias de marketing para atender às necessidades dos consumidores. Além
disso, oferecer um atendimento de excelência e criar experiências especiais
pode gerar não apenas vendas imediatas, mas também a fidelização a longo prazo.
Quem se antecipa e investe no preparo adequado durante o Natal tem grandes
chances de se destacar e alcançar resultados extraordinários."
Empresários sugerem horário especial de atendimento
Uma enquete realizada pela CDL no mesmo período com
empresários da cidade conseguiu mapear os possíveis horários de atendimento ao
cliente durante o mês de dezembro. A sugestão proposta pelos segmentos de
Comércio e Serviços visa garantir que todos possam fazer suas compras natalinas
com tranquilidade. Confira:
*A sugestão acima não abrange lojas instaladas em shoppings
e estabelecimentos do gênero alimentício, que usualmente praticam horários
alternativos.
DICAS PARA VENDER MAIS NESTE NATAL
- Decoração temática: Decore sua loja (física ou virtual) com temas
natalinos para criar um ambiente festivo e convidativo.
- Kits e cestas de presentes: Crie kits e cestas
temáticas que facilitem a compra de presentes para os clientes.
- Campanhas de Marketing: Utilize e-mails, redes
sociais e anúncios online para divulgar suas promoções e produtos
natalinos.
- Experiência do cliente: Ofereça um atendimento
excepcional, com embalagens de presente gratuitas e opções de entrega
rápida.
- Programa de fidelidade: Ofereça recompensas aos
clientes fiéis para incentivá-los a comprar mais durante a temporada.
- Parcerias locais: Faça parcerias com outras empresas locais para
realizar eventos conjuntos ou ofertas especiais.
- Destaque produtos populares: Enfatize os produtos
mais procurados ou tendências de presentes para facilitar a decisão de
compra dos clientes.
- Ofertas exclusivas: Crie ofertas exclusivas para seguidores nas redes
sociais ou assinantes de newsletter.
- Crie urgência: Utilize contagens regressivas e alertas de “última
chance” para incentivar compras rápidas.
- Monitore o desempenho das suas estratégias e ajuste-as conforme
necessário para maximizar os resultados.
Apoio extra para vender mais no Natal
As empresas associadas à CDL contam com apoio extra para
impulsionar as vendas de Natal. A campanha PRESENTE DA SORTE 2024 está
sorteando mais de R$ 100 mil em prêmios, incluindo vales-compras de R$ 500
reais e um carro ONIX 0km.
Para participar, baixe o aplicativo da CDL Uberlândia,
cadastre os seus dados e escaneie o QR Code da campanha nas lojas participantes
para validar o seu cupom.
A iniciativa da CDL Uberlândia conta com o apoio do Sebrae e
patrocínio das empresas: Autus, Claro, Costa Moraes, Uberlândia Refrescos, Café
Cajubá, Maiore Consultoria Multi Imobiliária, OBDC Contabilidade, Sicoob
Aracoop, Up Brasil, UP Tanto e Zapi Impermeabilizantes.