A iniciativa exclusiva organizada pela Região do Cerrado Mineiro na Ditta
Artigianale, em Florença, reuniu torrefadores e profissionais do setor para
apresentar a primeira Denominação de Origem do café no Brasil.
Realizado no dia 3 de outubro, o
evento integrou o Road Show da Região do Cerrado Mineiro na Itália, que foi
parte das celebrações do Dia Internacional do Café (1º de outubro), iniciado em
Milão, com apoio da llycaffè, sendo protagonista da campanha de
sustentabilidade “Mind The Coffee Cup” e da rede de cafés especiais
Cafezal Milano.
Os encontros celebraram as
conexões históricas e culturais entre as tradições cafeeiras do Brasil e da
Itália, destacando a qualidade, autenticidade e a importância da certificação
DO em ambos os mercados. Também ofereceram uma oportunidade para explorar as
práticas de sustentabilidade agro regenerativa do Cerrado Mineiro, a maior área
de produção de café com esse modelo no Brasil, além de apresentar a história, o
terroir e a cultura da região.
Os participantes puderam
experimentar cafés premiados da última safra e concorrentes ao COE Brasil,
conhecendo os sabores únicos da roda sensorial do Cerrado Mineiro e o
compromisso com práticas sustentáveis, por meio de cuppings, workshops e
sessões de networking.
Simoni Ameni, diretor de educação
da Academia da Ditta Artigianale, foi host do encontro ao lado de Thiago
Furlaneto, coordenador de Denominação de Origem e Sustentabilidade, que trouxe
uma visão estratégica sobre o valor do Cerrado para a cafeicultura brasileira.
Entre os representantes do
Cerrado Mineiro estavam Sandra Moraes, gerente de cafés especiais da Expocacer;
Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e
produtor há mais de 40 anos; Juliano Tarabal, diretor executivo e o cafeicultor
Mario Alves.
O Cerrado Mineiro e Ditta Artigianale: Sinergia em Cafés Especiais
O evento contou também com a
presença especial de Francesco Sanapo, três vezes campeão barista e CEO do
grupo Ditta Artigianale, durante o cupping e o get-together, além de Francesco
Masciullo, head roaster e responsável de vendas.
Outro destaque foi Valentina
Palange, a maior influenciadora de café da Itália, conhecida como Specialty Pal
(@specialty_pal) no Instagram. Representantes de torrefações toscanas e alunos
da Academia da Ditta Artigianale também estiveram presentes.
Francesco Sanapo comentou: "É
um prazer compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular
e, principalmente, economia regenerativa, que a equipe do Cerrado Mineiro
exemplifica tão bem com seu modelo de negócios e união de cafeicultores".
A Ditta Artigianale, que já foi
considerada várias vezes a melhor cafeteria da Itália, continua a consolidar
sua posição de destaque no cenário cafeeiro italiano e internacional.
No dia 1º de outubro, recebeu o
maior reconhecimento nos prêmios Gambero Rosso, com Tre Chicchi e Tre Tazzine
na guia Bar d’Italia. O Gambero Rosso é um dos principais veículos de
referência para hospitalidade e gastronomia do país, premiando os melhores
cafés, vinhos e restaurantes.
Próxima Parada do Road Show:
Roma
No dia 8 de outubro, a Embaixada
do Brasil em Roma receberá uma discussão com Vanusia Nogueira, chefe da
Organização Internacional do Café (ICO), e Andrea Illy, chairman da
Illycaffè.
O foco da discussão será o papel
da certificação DO e da agricultura sustentável na valorização do café
brasileiro.
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