*Juliana
Albanez
Se você vive no mundo empreendedor e corporativo, com
certeza já passou pela situação de palestras apáticas e pensou: "Isso
poderia ser um e-mail". Ou então, teve a sensação de que aquela
apresentação excessivamente técnica e insossa só comunica com seus iguais, com
seus semelhantes, ou seja, não expande e não atinge toda audiência da sala ou
reunião. Obviamente, as consequências desse tipo de palestra ficam evidentes na
falta de empatia, de escuta, de conexão e de mensagem que não é muito clara a
todos.
Mas como um speaker pode melhorar apresentações corporativas
por meio de técnicas de comunicação? Bem, para começar toda apresentação
corporativa ou palestra deve ter:
Abertura de destaque: não comece mais do mesmo.
Elabore slides de qualidade, sem muitas imagens e textos pequenos. A ideia é
imprimir o DNA do assunto logo na chamada. E sua entrada e performance como
speaker deve estar em sintonia, em conexão com o tema.
Quebra gelo: não entre direto ao tema com a audiência
fria e ainda com pouca conexão. Procure algo em comum, uma coincidência, um
fato interessante com a audiência. Quebre a rigidez dos primeiros minutos com
leveza e presença.
Propósito: qual o propósito com sua comunicação? Qual
o seu objetivo maior? O que promete entregar? Um bom juramento é simples, cabe
em uma manchete de jornal. Steve Jobs era o grande mestre dessa técnica e em
cada apresentação ou palestra seu objetivo era muito claro e cabia em um tweet.
História: ilustre seu tema principal com uma boa
história, algo capaz de envolver seu time. Deixe sua audiência viajar com você
nos desdobramentos daquela história que tem tudo a ver com seu tema principal.
Conteúdo: que problema você resolve? É hora de
entregar profundidade. Dados, números e fatos que têm conexão com toda sua
apresentação darão base à sua argumentação, aumentando sua autoridade no
assunto.
Método: o que sua plateia, time e audiência precisam
fazer para visualizar e chegar à conclusão que você verbalizou em seu
propósito? Elabore um bom passo a passo para engajar e facilitar o entendimento
de sua audiência.
Grande Final: evite frases batidas e que diminuem sua
autoridade como: "então, é isso pessoal" ou "meu tempo acabou,
desculpe". Esse tipo de encerramento só enfraquece a sua fala. Encerre com
uma mensagem final, com música e com presença de palco! Abrace toda sua
audiência com o olhar, retome a sua mensagem principal e esteja engajado para
engajar a sua audiência por meio de técnicas da oratória.
Com um passo a passo em sua comunicação em apresentações, um
speaker tem a capacidade de ampliar com mais clareza seus objetivos, metas e
engajar sua audiência, aplicando uma das habilidades mais solicitadas no mundo
corporativo hoje.
*Juliana Albanez
(@jualbanez) Jornalista, escritora, palestrante do Realize Business, consultora
de empresas na Europa e especialista na formação de speakers.
Sobre o Realize Business: O método criado na
Alemanha, tem o desafio de solucionar uma dor do empreendedor brasileiro no
exterior: saber vender o seu produto ou serviço. O treinamento de vendas,
desenvolvido pelas consultoras financeiras Marcia Belmiro, de processos Luciana
Girard e de comunicação e vendas Juliana Albanez, circula a Europa e vem
contribuindo para escalar os negócios na Alemanha, Suíça, Inglaterra e
Portugal. A metodologia prática proporciona uma aplicação imediata e ganhos em
escala, com segurança e controle.